ORIENTAÇÃO PARA A ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

 

O QUE É O EXAME:

 

A endoscopia digestiva alta, também chamada de esofagogastroduodenoscopia, é um exame que permite avaliar todo o tubo digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno). É um método bastante preciso, que avalia todos os tipos de lesão por visão direta com auxílio de uma microcâmera (ou fibra ótica), uma lente de aumento e uma iluminação especial. Quando identificadas lesões, a endoscopia permite muitas vezes seu tratamento (como retirada de pólipos ou esclerose de vasos) ou, se for o caso, colheita de material para estudo (biópsias).

 

 

 COMO É FEITO O EXAME:

 

O objetivo é que o exame seja extremamente agradável. Para tal sempre é respeitado o desejo do paciente. Habitualmente é feito utilizando-se um spray na garganta, que inibe o reflexo de vômito, e uma sedação individualizada. Isto é, usa-se a quantidade necessária de sedativo para que o exame seja absolutamente confortável para cada tipo de pessoa. Pode variar desde uma quantidade muito pequena até quantidades maiores que induzam ao sono. Se for o desejo do paciente, o exame pode ser feito inclusive sem sedação.

 

  

ANTES DO EXAME:

 

1.      É necessário apenas o jejum de seis horas, inclusive de água:

  • Nos exames marcados para o período da manhã: não tomar desjejum

  • Nos exames marcados para o período da tarde: tomar desjejum e não almoçar

  • Nos exames marcados para o período da noite: almoço leve e jejum após

 

2.      Lembrar de levar:

  • Pedido do exame

  • Se for o caso, carteira do plano de saúde e eventual autorização prévia – informar-se previamente com a recepcionista da Endoview

  • Se possível, exames de endoscopia ou ultra-sonografia realizados previamente

 

3.      Preferencialmente vir acompanhado

  • Embora depois do exame o paciente esteja apto para caminhar normalmente após alguns minutos de descanso, é sempre vantajoso que alguém possa acompanhá-lo até sua residência em decorrência da sedação.

 

APÓS O EXAME:

 

1.      Não dirigir

-   Mesmo que a pessoa esteja sentindo-se absolutamente normal, a sedação pode diminuir os reflexos, portanto não se deve dirigir após o exame.

 

2.      Não ingerir bebidas alcoólicas ou outros sedativos

-   A sedação utilizada durante a endoscopia pode ser potencializada por ingestão de álcool ou outros sedativos, por isso é aconselhável aguardar algumas horas antes de utilizá-los.

 

3.      Sensação na garganta

-   Imediatamente após o exame permanece leve sensação de anestesia na garganta (como se estivesse “grossa”), desaparecendo após alguns minutos.

-   Embora seja incomum, após a cessação da anestesia da garganta pode surgir, eventualmente, leve sensação de irritação que costuma desaparecer completamente após algumas horas ou poucos dias. Se considerar necessário, podem ser utilizadas pastilhas do tipo cepacolR, dequadimR ou outra semelhante

 

4.      Alimentação

-  Após acabar a sensação de anestesia na garganta (aproximadamente 10 minutos) já podem ser ingeridos líquidos e alimentos leves.

-  Depois 30 minutos a alimentação já pode ser feita normalmente.

 

 

ENTREGA DOS RESULTADOS:
 

1.      Resultado da endoscopia

-  Salvo exceções, é entregue logo após o término do exame.

-  Neste momento o médico que fez o exame orienta sobre o que foi encontrado, contudo explicações mais detalhadas e tratamentos devem ser fornecidos posteriormente pelo médico que solicitou o exame.

 

2.      Resultado da histologia (ou biópsia)

-   Quando necessários, são colhidos materiais durante a endoscopia (biópsias)

-   Este material será encaminhado pelo consultório (ou pelo paciente, se assim o desejar) para um laboratório de confiança, que enviará posteriormente o resultado para o consultório.

-   Habitualmente o tempo que o laboratório leva para entregar o resultado é de 07 a 14 dias. O paciente deve ligar após este prazo, confirmando com a secretária se o resultado já chegou. Se já, pode pegá-lo qualquer dia de 08:00 às 20:00 horas.

-   Observação: a pesquisa da bactéria Helicobacter pylori pode ser feita por métodos distintos. De acordo com o caso são realizados dois testes diferentes: um é o teste da urease, que fica pronto em 10 minutos e cujo resultado está escrito no rodapé da página, logo abaixo da conclusão (pode ser positivo ou negativo). O outro é o histopatológico, que é encaminhado para o laboratório e demora de 07 a 14 dias.

 

 

DÚVIDAS: telefones abaixo (horário comercial) ou Sra. Rita: 9681-1525

 

TIJUCA: Praça Saens Peña 45/1304
Shopping 45

LEBLON: Av. Ataulfo de Paiva 135/1401
Edifício Cidade do Leblon

BARRA: Av. das Américas 500, Bl 4, 219
Shopping Downtown

Tel: 2568-0668 / 2569-4714

Tel: 2540-7238 / 2540-6384

Tel: 2494-5333 / 2495-5943