ORIENTAÇÃO PARA A COLONOSCOPIA

 

1)    MANITOL 20%   _________________________   05 frascos de 250 ml

a.   NO DIA ANTERIOR AO EXAME: Tomar dois frascos de manitol por VIA ORAL na tarde anterior ao exame – por exemplo: um as 15:00 e outro às 16:00 horas.

b.   NO DIA DO EXAME: Tomar mais três frascos de manitol por VIA ORAL no dia da colonoscopia, aproximadamente cinco horas antes do horário marcado para o exame.

 

Observação: O manitol tem gosto adocicado e por esta razão pode tornar-se enjoativo. Embora possa ser tomado puro, o ideal é que seja misturado a qualquer líquido que disfarce seu gosto. Pode ser espremido um limão (coado) ou uma laranja (coada) ou misturar com um pouco de “suco de garrafa” (caju ou maracujá do tipo Maguary, Jandaia ou outro) dentro do manitol. Pode ser servido gelado.

 

 

2)   DIMETICONA GOTAS (MILYCONR) ____________________   01 caixa

 

            Tomar 40 gotas por VIA ORAL após o último frasco de manitol (no dia do exame).

 

 

3)   DOMPERIDONA (MOTILIUMR)  ____________  ___________   01 caixa

 

     Tomar 01 a 02 comprimidos por VIA ORAL apenas no caso de enjôo, até 3 x / dia.

 

 

-> DIETA:

  • Fazer dieta sem resíduos (orientação anexa) durante dois dias - antivéspera e véspera

  • No dia do exame: manter a dieta sem resíduos até 5 horas antes do exame.

  • A ingesta de líquidos pode ser mantida até quatro horas antes do exame.

 

 

-> OBSERVAÇÕES:

  • Aspecto das fezes: no dia do exame as evacuações devem apresentar-se líquidas e com transparência que permita ver o fundo do vaso sanitário.
     

  • Uso de outros medicamentos:

  • ASPIRINAR, AASR, ANTIINFLAMATÓRIOS, MAREVANR E OUTROS ANTICOAGULANTES: suspender 10 dias antes. Manter a suspensão por 10 dias após o exame caso tenham sido feitos procedimentos como polipectomias. Informe-se com o médico que fez o exame.

  • INSULINA ou COMPRIMIDOS PARA DIABETES: não utilizar apenas no dia do exame.

  • OUTRAS MEDICAÇÕES para hipertensão ou antibióticos, a princípio devem ser continuadas, mesmo no dia do exame. Na dúvida converse com o médico.

 

 

-> DÚVIDAS: 2568-0668 ou enfermeira Rita: 9681-1525 (urgências).

 

 

ORIENTAÇÃO DIETÉTICA VÁLIDA PARA OS TRÊS DIAS DE PREPARO:
(ANTEVÉSPERA, VÉSPERA E DIA DO EXAME)

DIETA SEM RESÍDUOS

Como o objetivo do preparo é limpar o intestino, seria conveniente que, além dos laxantes, a dieta fosse de alimentos de fácil digestão e absorção, sem a formação de resíduos fecais. Para isso sugerimos nestes três dias:

 

Desjejum

  • Café puro, café com leite desnatado, mate, chá ou “suco de garrafa” (cajú ou maracujá do tipo Maguary, Jandaia ou outro)
     

  • Torradas ou pão de forma branco com requeijão light, queijo cottage, geléia, blanquete de peru

 

Colação

  • Suco de laranja, pêra ou limão (coado e diluído, tipo refresco), água de coco, Gatorade

 

Almoço

 

  • Talharim com molho de tomate, arroz (bem cozido, tipo “papa”), feijão coado em peneira fina, suflê de abobrinha, purê de cenoura ou batata (com leite desnatado), peito de frango grelhado, peito de peru grelhado, filé de peixe grelhado com molho de iogurte desnatado, ovo cozido ou pochê
     

  • Suco de melão, maracujá ou maçã (coado e diluído, tipo refresco)
     

  • Gelatina ou pudim (preparado com leite desnatado)

 

Lanche

 

  • Leite de soja com sabor (tipo Addes), mate, Gatorade

  •  

  • Torradas com pasta de ricota e orégano, bolacha d’água

 

Jantar

 

  • Ravióli de frango com molho de tomate, canja (com frango, chuchu, cenoura e batata), sopa / creme de legumes e frango
     

  • Suco de caju, goiaba, melancia (coado e diluído, tipo refresco)
     

  • Gelatina

Ceia

 

  • Chá com bolachas d’água

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 

 

1) NÃO COMER: vegetais folhosos (verduras em geral), alimentos com fibras ou do tipo integral (pão integral, arroz integral), frutas cruas ou sementes / caroços, alimentos gordurosos de uma maneira geral, como frituras, carne vermelha, leite e derivados que não desnatados.

 

2) TOMAR MUITO LÍQUIDO: como o preparo induz a diarréia, é fundamental que a quantidade de líquido que está sendo perdida seja reposta em proporções semelhantes, evitando riscos de desidratação ou sensação de “mal estar”.

 

Ingerir no mínimo três litros de líquidos (12 copos duplos) ao longo do dia.

 

 

ORIENTAÇÃO SOBRE A COLONOSCOPIA

 

 

O QUE É O EXAME:

A colonoscopia visa examinar todo o intestino grosso (cólon, sigmóide e o reto) e a parte final do intestino delgado (íleo terminal). É um método bastante preciso que avalia todos os tipos de lesão com auxílio de uma microcâmera (ou fibra ótica), uma lente de aumento e uma iluminação especial. Quando identificadas lesões, a colonoscopia permite, na maioria das vezes, seu tratamento (como retirada de pólipos ou esclerose de angiodisplasias) ou, se for o caso, colheita de material para estudo (biópsias).

 

 

COMO É FEITO O EXAME:

         O exame pode ser feito com anestesia geral (venosa) ou sedação e é bastante confortável nas duas situações. Habitualmente, o paciente dorme e não se sente nada tanto em uma como em outra. Da mesma forma, o exame pode ser feito em ambiente hospitalar ou ambulatorial (no consultório), que é equipado com toda a aparelhagem necessária. A decisão de onde será feito o exame e seu local de realização será decidida com o médico no momento da marcação do exame.

         Como o exame é muito preciso e tem por objetivo identificar lesões de até poucos milímetros, há necessidade de um preparo adequado do intestino, fazendo com que este esteja completamente sem resíduos. Para que o preparo do intestino seja bastante confortável, devem ser seguidas TODAS as orientações anexas.

 

 

OBSERVAÇÕES SOBRE O MANITOL:

Embora esteja escrito no rótulo do manitol “solução endovenosa”, neste caso o manitol será usado por via oral.

O manitol não é uma medicação fácil de ser encontrada e deve ser procurado nas grandes redes. Caso não seja encontrado nas farmácias de sua preferência, pode ser tentada a farmácia Vita (2563-0200).

Após ingerir o manitol, procure caminhar, sempre que possível, por 30 a 60 minutos, desta forma o esvaziamento do estômago será mais rápido. Se não puder caminhar, mantenha-se sentado ou, se nem isso for possível, fique deitado virado para o lado direito com a cabeceira bastante elevada por pelo menos uma hora.

O tempo que o manitol persiste induzindo a diarréia é variável de pessoa para pessoa, contudo habitualmente varia de três a cinco horas. Logo, quando escolher o horário de tomar o manitol, especialmente a dose da noite e a que antecede o exame, considerar que por este período de tempo será necessária a ida ao toalete.

 

 

HORÁRIO DO EXAME:

Idealmente o paciente deverá chegar ao consultório ou no hospital antes do horário programado que haja tempo hábil de avaliar e, eventualmente, complementar o preparo intestinal. Esta averiguação é fundamental, não só porque o preparo inadequado diminui a muito a acuidade do exame mas também porque dificulta e aumenta o tempo de sua realização. Logo uma espera de 30 a 60 minutos pode eventualmente ocorrer.

 

 

 

 

 

APÓS O EXAME:

1)    NÃO DIRIGIR: mesmo que a pessoa esteja sentindo-se absolutamente normal, a sedação pode diminuir os reflexos, portanto não se deve dirigir após o exame.

2)    NÃO INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS OU OUTROS SEDATIVOS: a sedação utilizada durante a colonoscopia pode ser potencializada por ingestão de álcool ou outros sedativos, por isso é aconselhável aguardar algumas horas antes de utilizá-los.

3)    SENSAÇÃO DE GASES E/OU CÓLICAS ABDOMINAIS: imediatamente após o exame pode permanecer a sensação de “gases” no abdômen e/ou eventualmente algumas cólicas, desaparecendo após alguns minutos.

4)    ALIMENTAÇÃO: depois 30 minutos a alimentação já pode ser feita normalmente, contudo é aconselhável o uso de alimentos “leves”, como sopas, massas e comidas de digestão mais fácil para evitar alguma náusea (enjôo).

 

 

ENTREGA DOS RESULTADOS:

1)    RESULTADO DA COLONOSCOPIA: salvo exceções, é entregue logo após o término do exame. Neste momento o médico que fez o exame orienta sobre o que foi encontrado, contudo explicações mais detalhadas e tratamentos devem ser fornecidos posteriormente pelo médico que solicitou o exame.

2)    RESULTADO DA HISTOLOGIA (OU BIÓPSIA): quando necessários, são colhidos materiais durante a colonoscopia (biópsias, pólipos, etc), que serão encaminhados para um laboratório:

-          Se o exame foi feito em um hospital, o material pode ter sido encaminhado para o laboratório do próprio hospital. Neste caso, o resultado deverá ser pego lá. Informe-se com o médico que fez o exame.

-          Se o exame foi feito nos consultórios ou mesmo se foi feito em algum hospital e encaminhado pelo consultório, a ENDOVIEW contatará um laboratório de sua confiança que enviará posteriormente o resultado para o consultório. O tempo que o laboratório leva para entregar o resultado é de 07 a 14 dias. O paciente deve ligar após este prazo, confirmando com a secretária se o resultado já chegou, podendo pegá-lo qualquer dia de 08:00 às 20:00 horas.

 

 

RISCO DE COMPLICAÇÕES:

Embora o exame seja simples, ainda assim devemos comentar algumas complicações muito

raras descritas em estudos da literatura médica:

1.     SANGRAMENTO NO LOCAL DA RETIRADA DE PÓLIPOS: eventualmente pode ser necessária a retirada de lesões intestinais como pólipos, uma espécie de “verruga” no intestino que pode malignizar. Embora o sangramento deste local seja extremamente raro, deve ser mantida observação das fezes de pacientes que fizeram polipectomia. Caso ocorra algum sangramento, basta comunicar ao médico que fez o exame para que seja avaliada a necessidade de alguma medida complementar.

2.     LACERAÇÃO DO CÓLON: algumas doenças enfraquecem a parede do intestino, podendo levar a pequena perfuração do cólon. Alças intestinais fixadas por aderências decorrentes de cirurgias prévias ou polipectomias poderiam, eventualmente, também aumentar o risco desta perfuração. Esta é uma ocorrência excepcionalmente rara e habitualmente tratada com antibióticos, podendo ser necessária a colocação de pequenos “grampos” pela própria colonoscopia. Normalmente não há necessidade de qualquer cirurgia complementar.

 

 

 

TIJUCA: Praça Saens Peña 45/1304
Shopping 45

LEBLON: Av. Ataulfo de Paiva 135/1401
Edifício Cidade do Leblon

BARRA: Av. das Américas 500, Bl 4, 219
Shopping Downtown

Tel: 2568-0668 / 2569-4714

Tel: 2540-7238 / 2540-6384

Tel: 2494-5333 / 2495-5943